segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Brinquedos e Brincadeiras


 Children playing in wading pool
     
A Importância de brincar
No dicionário encontramos que brincar é "divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se”.  Mais do que isso, brincar é uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo.  O brincar facilita o processo de aprendizagem, porque brincando a criança reproduz situações do seu dia a dia e desenvolve capacidades importantes como a atenção, a concentração, a memória, a percepção, a imitação e a imaginação.  Tudo isso favorece o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência e criatividade. Ao brincar, a criança também aprende a ouvir, respeitar regras, concordar e discordar de opiniões, argumentar e chegar a um consenso e desta forma, aprender a exercer sua liderança e mais ainda, tem a oportunidade de compartilhar a sua alegria de brincar. Brincando, a criança exercita toda sua potencialidade e faz descobertas com alegria e sem stress ou cansaço, porque está livre de cobranças, tornando-se mais autoconfiante.  Quando uma criança não brinca, a falta desse prazer pode acarretar distúrbios de comportamento, como irritabilidade e agressividade, além de alterações do sono.

Brinquedos e Brincadeiras
Hoje em dia, há uma quantidade imensa de brinquedos. Basta sentar-se um pouco com seu filho ou filha para assistir a um desenho na televisão que você vai se dar conta da infinidade de comerciais sobre todos os tipos de brinquedos que vão passando como uma vitrine diante dos olhinhos encantados dos nossos filhos, que sem dúvida alguma, vão querer todos aqueles reluzentes brinquedos.  É claro que os brinquedos são importantes. Toda brincadeira gera aprendizado e os brinquedos do seu filho são ferramentas que podem melhorar o seu desenvolvimento, mas nunca podem substituir o contato com os pais e os benefícios desta interação tão vital para o bem estar das crianças.  

Escolhendo Brinquedos
Para a escolha ideal, os brinquedos devem ser:
1) Seguros de forma que não causem qualquer acidente. Por isso os brinquedos devem ser de materiais laváveis, atóxicos, resistentes, sem bordas cortantes e sem partes que podem ser destacadas e engolidas ou introduzidas em orifícios como nariz ou ouvidos. A indicação de que o brinquedo foi testado e aprovado pela sua segurança deve ser sempre verificado.
2) Apropriados para idade da criança, com objetivo de proporcionar o melhor desenvolvimento infantil. Assim, os pais devem sempre estar atentos à faixa etária antes da compra do brinquedo, procurando adequá-lo à idade e ao nível de maturidade emocional do filho. O objetivo ao presentear uma criança com um brinquedo deve ser de estimular o seu desenvolvimento e aguçar a sua curiosidade infantil e não de frustrá-la com algum brinquedo para o qual ela ainda não adquiriu habilidade para aproveitá-lo.

É a brincadeira que importa e não propriamente o brinquedo.
Quem já não viu uma criança preferir brincar com panelas e outros objetos que não são realmente brinquedos?  A diversão pode não ser encontrada num brinquedo caro e sofisticado. As crianças apreciam a quantidade de tempo que dedicamos a elas.  A interação com o seu filho ou filha é mais importante do que o objeto material. E mesmo correndo o risco de sermos também seduzidos pelos apelos dos comerciais, vale à pena lembrar que é papel do marketing nos atrair para as compras mesmo, mas nós temos que ficar atentos que qualquer que seja o presente ofertado aos nossos filhos, é primordial que participemos ativamente destes momentos de brincadeira com eles.   Para propiciarmos às nossas crianças uma infância saudável precisamos dedicar tempo para brincarmos juntos.  Esta é uma das melhores formas de estimularmos o pleno desenvolvimento e as potencialidades de uma criança, obtendo assim melhores resultados no desenrolar da sua vida.


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